As 7 regras de ouro para escolher o nome perfeito para sua marca

Imagine a situação: você finalmente decidiu montar sua empresa, conseguiu pensar em que ramo e qual público deseja atender.

E então se depara com o primeiro desafio: encontrar o nome perfeito que expresse exatamente o que você quer oferecer.

Essa situação é muito comum e muitos empreendedores acabam se perdendo ou optando por soluções mais rápidas e simples.

Mas nesse post, vou te mostrar porque a escolha do nome da sua empresa deve ser um ponto de foco e como você pode fazer isso.

O poder de um nome bem escolhido

Quando o cliente olhar para sua marca, ele pode tirar diversas conclusões à primeira vista, por isso a importância de uma boa identidade visual e, principalmente, de um nome que o faça compreender, mesmo que superficialmente, o seu propósito e função.

Criar e escolher um bom nome pode definir o sucesso (ou não) da sua empresa. Acredite.

A empresa Express Comunicações queria um nome perfeito para sua empresa e nos contratou para o serviço de naming. Se quiser solicitar esse serviço, clique aqui.

Escolhendo o nome perfeito para sua marca

1. Pesquise

Entenda o mercado e os nomes utilizados pelas marcas.

Faça um filtro do que você gosta e do que não gosta.

2. Coloque tudo no papel

Faça um brainstorming e deixe as palavras fluírem.

Pense no seu propósito, no que você oferece, em como quer que vejam sua empresa.

Vá fazendo isso até surgirem pelo menos dez possíveis nomes.

3. Verifique se os nomes já estão sendo usados

Antes de mais nada, é importante saber se os nomes que você criou e gostou já estão sendo usados.

Para isso, utilize ferramentas como o site www.registro.br, insira o nome que pensa para sua empresa e veja se está disponível.

4. Selecione

Dentre os nomes criados, selecione o que mais se destacou e analise se tem a sonoridade que você procura, se expressa o que sua marca oferece, se tem a ver com seu propósito.

5. Lapide

Depois de escolher o nome que mais te agrada, pense se há formas de melhorá-lo. Algum sinônimo, uma conotação diferente, enfim… vá lapidando até chegar no resultado final.

A empresa de eventos Alma da Festa precisava de um nome que expressasse o conceito deles, e também contrataram a Realize para o serviço de naming, e o nome não poderia ser mais perfeito. Se quiser solicitar esse serviço, conte-nos mais sobre você aqui.

6. Peça opiniões

Às vezes quando falamos algo em voz alta, temos uma noção melhor se aquele nome funciona ou não.

Então, não tenha medo de falar para as pessoas mais próximas o nome que têm pensado, pois assim, poderão surgir ideias ainda melhores.

Características de um bom nome

Agora, analise se esse nome é forte, expressa o propósito de sua empresa, se tem uma boa sonoridade e se está dentro do esperado para seu nicho de trabalho.

Se ele preencheu todas essas necessidades, parabéns! Agora já pode dar os próximos passos!

Tenho certeza que com essas dicas será muito mais fácil criar o nome da sua empresa agora! O que você achou?

 

Luiza Tomasuolo

CEO & Diretora de Arte

CEO da Realize Studio de Comunicação, descobri minha paixão por empreendedorismo e decidi criar esse blog para trocar dicas, mostrar meu dia-a-dia, auto-conhecimento e muito mais, seja muito bem-vinda!

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